quarta-feira, 31 de julho de 2013

Preto e branco na decoração

É clássico, elegante e nunca sai de moda. A decoração em preto e branco continua sendo a dupla mais famosa e se moderniza com pequenos toques com o passar do tempo.

Se existe uma combinação básica e que dificilmente pode dar errado, é a combinação dessas cores, que é cheia de personalidade e traz ares de sofisticação para qualquer ambiente. Eles são curingas, neutros e podem ser usados em qualquer espaço ou tipo de decoração, seja ela clássica, moderna ou casual. E, para quem não quer arriscar em uma decoração toda em preto e branco, vale investir em objetos e utensílios.  

De acordo com o arquiteto Guilherme Torres, a decoração em preto e branco “É o contraste absoluto entre luz e sombra, e serve de pano de fundo para os mais diversos estilos de arquitetura e decoração.” Aposte nessa combinação!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cores para alegrar a casa

Não importa se a sua casa é grande ou pequena, o importante é que ela seja aconchegante e mantenha a sua personalidade. E para isso, nada melhor que um toque de cor para deixar o ambiente mais descontraído e alegre.

Para todos os lados que olhamos, existe algo colorido dando um charme todo especial. E se antes as cores eram meras coadjuvantes na decoração, agora elas são as estrelas principais. De decorações com um ar retrô até uma decoração com um ar moderno, existe uma certeza: cor traz mais vida para qualquer cômodo. Então, que tal levar um pouco de cor para a sua casa?

De paredes pintadas a objetos coloridos, as opções são enormes. Basta soltar a imaginação e se inspirar nas imagens que reunimos aqui para vocês.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

Como fazer fuxico

Que o fuxico é uma modalidade de artesanato brasileira e que começou a ser feito no nordeste do país todo mundo sabe. Mas e que ele já é uma arte reconhecida internacionalmente, você sabia? A arte que já existe a mais de 100 anos e tem como principal diferencial a simplicidade com que é confeccionado, sendo feito de retalhos de tecidos e utilizando pontos bem simples, é reconhecido por sua delicadeza e sofisticação, podendo ser usado para customizar roupas, enfeitar acessórios, fazer almofadas... Há uma variedade enorme de possibilidades. E se você adora a arte, mas não sabe como fazer, nós te ensinamos.

Você vai precisar de:
  • Retalhos de tecido
  • Linha e agulha
  • Tesoura
  • Caneta e pedaço de papel grosso
  • Copo para molde

Para fazer o molde, faça um círculo com a borda de um copo em um papel mais grosso e depois recorte. Com a caneta, marque o molde no tecido e recorte. Dobre a borda do círculo e com a linha e a agulha, faça pontos largos. Depois de alinhavar toda a borda, puxe a linha para formar o fuxico. Arremate utilizando uma das costuras. Depois, é só juntar as peças e fazer o que você quiser.



(Fonte imagem “como fazer”: dcoracao.com)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Sul tem gosto de café colonial

Para quem mora na região Sul, o café colonial faz parte da tradição. Mas se você mora em outra região do país e está se perguntando o que exatamente é esse café, nós explicamos. Simples, café colonial nada mais é do que uma versão farta de um café normal, misturando receitas tradicionais de cultura alemã e italiana. O segredo é a diversidade.

O café colonial tem história. Originalmente, ele era preparado para sustentar a dura jornada do campo dos imigrantes que plantavam e colhiam manualmente. Porém, hoje em dia, ao contrário do que o nome sugere, o café colonial pode ser degustado a qualquer hora do dia. Nas cidades de origem alemã, por exemplo, é costume servir um farto café da tarde aos domingos.

Alguns locais oferecem cerca de 80 pratos variados, entre eles há pães (centeio, cuca, milho, sovado e francês), geleias (diversos sabores, além de manteiga e requeijão), frios (diversos tipos de queijo, salame, presunto e mortadela), salgados quentes (frango frito, polenta frita, risoles, croquete, bolinho de queijo e outros), bolos (chocolate, cenoura, rocambole, laranja e outros), sobremesas, tortas e pizzas (torta de morango, chocolate, gelatinas, mousses diversos, pudins, ambrosia, entre outros) e bebidas (vinhos, sucos, café, leite, chocolate quente e chás). E se você pretende montar o seu próprio café colonial para receber os amigos e a família em casa, desligue a TV, o telefone e passe horas à mesa conversando e provando um pouco de tudo. Bom apetite!


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Deu branco... na decoração.

Ideal para ambientes escuros ou espaços menores, a decoração branca reflete luz trazendo ao cômodo um ar claro, arejado e dá coesão às divisões de casas cheias de mobílias.

O branco é leve, elegante e atemporal. Capaz de transmitir sensação de paz, limpeza e tranquilidade, a cor também combina com tudo. Versátil, ele pode ser usado em quase todos os materiais como em acabamentos nobres ou tecidos. Uma paleta de tons brancos deixa a decoração moderna e minimalista. Para não deixar o ambiente com um aspecto frio, opte pela decoração branca em um cômodo onde a luz do sol reflita bastante. Ou então, acrescente objetos com cores quentes.

Sobre o branco, é bom lembrar que nem todos os tons são iguais, como o off-white e os em tons rosados e azulados, por exemplo. Escolha o que mais lhe agrada ou use variações da cor na sua decoração. O importante é que transmita a sua personalidade.



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Sustentabilidade na hora da construção ou reforma com OSB

Para quem está querendo reformar a casa e procura por um material bom, barato e versátil, a dica é investir em OSB (Oriented Strand Board). Derivado da madeira, ele é composto por pequenas lascas de madeira e resina. Muito usado em construções, o material ainda é ecologicamente correto, sendo 100% produzido por madeira de reflorestamento, e resistente.

Diferente do material MDF, que é basicamente utilizado na indústria moveleira, o OSB pode ser utilizado na construção de paredes, pisos, mezaninos, forros, escadas e até vigas. Com inúmeras vantagens, ele ainda não entorta e nem possui nós, fendas ou espaços vazios e tem um ótimo isolamento térmico e acústico.

Aposte nesse material e deixe a sua decoração mais moderna e bonita, afinal, com ousadia e criatividade, você pode criar ambientes de todos os estilos para todos os gostos. 


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Cores na decoração

Na hora de decorar, às vezes por medo de exagerar, algumas pessoas preferem escolher apenas tons neutros para a mobília e objetos. Mas que tal sair um pouco dessa zona de conforto e ousar colorindo um ambiente?

Espaços cheios de vida e cores trazem alegria para dentro de casa e levantam o astral que qualquer pessoa. Isso sem mencionar que você terá um ambiente cheio de personalidade. Uma mistura bem viva e chamativa pode ficar linda, mas se você prefere começar a colorir aos poucos, basta usar uma cor de fundo neutra e abusar de objetos, almofadas e tapetes coloridos.

Gostou da ideia? Então inspire-se nas imagens abaixo e solte a imaginação para colorir a sua casa!


sexta-feira, 12 de julho de 2013

São Miguel das Missões, turismo e aula de história!

Um dos ícones do Rio Grande do Sul e um dos lugares mais visitados do Estado, São Miguel não é apenas um lugar para encher os olhos, mas também para “aprender com os olhos” um pouco mais sobre história.

As Ruínas de São Miguel, que foram tombadas pela UNESCO em 1983 como patrimônio cultural da humanidade, são um dos monumentos históricos mais importantes do país. As Ruínas são o que sobraram da maior redução jesuítica no território que foi disputado por espanhóis e portugueses. A construção do complexo arquitetônico, ainda existente, foi construída em 1687 pelo italiano Gian Batista Primolli. A antiga igreja foi feita com blocos de arenito que percorreram 20 quilômetros para chegar ali. Além disso, passaram 10 anos sendo empilhadas para dar o formato de cruz latina que diferencia a construção das outras igrejas missionárias.

Para quem visita São Miguel e deseja entender mais sobre a história da cidade, um vídeo é exibido aos visitantes de hora em hora na sacristia. E, durante a noite, um espetáculo de som e luz conta a história das missões.

O sítio arqueológico pode ser visitado das 9h às 12h e das 14h às 18h, com alterações durante o horário de verão. A entrada custa R$ 5, sendo que estudantes e idosos pagam meia entrada e alunos de escolas públicas entram de graça.


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Organizando suas revistas

Às vezes não nos damos conta até ver tudo muito desorganizado. Quem costuma comprar revistas sabe o quanto elas podem ocupar espaço e ficar caindo pelas prateleiras. Pensando nisso, resolvemos buscar uma solução prática e customizada para você organizar as suas revistas. E o que encontramos foi um “organizador de revistas” feito através da reciclagem de uma caixa de papelão. Então mãos à obra porque essa dica custa praticamente nada e faz muita diferença em suas prateleiras.

Você vai precisar de:
  • Uma boa caixa de papelão, daquelas mais grossas e resistentes (é necessário que a caixa tenha, pelo menos, uns 70cm de comprimento);
  • Cola branca;
  • Papel adesivo.
Faça um desenho na superfície da caixa usando uma régua para marcar onde será cortado. As medidas usadas no exemplo, seguindo as cores das setas, são:
  • Lilás – 22cm
  • Azul – 10cm
  • Amarelo – 28cm
  • Rosa – 12cm
Nas abas, para fazer a colagem, a medida é de 2cm. Após os cortes, aplique cola branca de boa qualidade nas abas. Dobre a lateral e cole na aba pelo lado de dentro. Para segurar os lados enquanto a cola seca use fita crepe. Cole todos os lados e aguarde meia hora até que sequem bem. Com a estrutura pronta, use-a para medir e cortar o papel adesivo e comece a colagem. Para melhor aderência do adesivo, use uma espátula. Pronto. Você tem um “organizador” novo perfeito para revistas, catálogos, apostilas e papéis.


terça-feira, 9 de julho de 2013

Puffs na decoração

No mercado há um tempo, os puffs deixam qualquer ambiente mais bonito e descontraído. Versáteis, eles podem funcionar como peça-chave para quem quer unir conforto e aconchego.

Muito úteis para quem não tem muito espaço e precisa de mais lugares para acomodar as visitas, eles garantem um toque diferenciado para a decoração através dos diversos modelos e cores disponíveis. Além disso, eles podem ser fabricados e customizados sob medida. Uma sala de estar, por exemplo, pode ter um estilo muito mais descontraído se o sofá for substituído por um puff.

Quando for escolher o seu, leve em consideração o seu estilo e qual combina melhor com o resto da decoração. Afinal, quando se trata de decoração, é fundamental buscar harmonia para o ambiente, respeitando as cores e estampas que prevalecem.