sexta-feira, 19 de abril de 2013

Móbiles deixam os quartos de bebês mais alegres

Os móbiles são perfeitos para decorar quartos infantis e estimular os bebês. Eles alegram o ambiente e divertem com suas cores, músicas e movimentos. Veja como fazer um móbile colorido para enfeitar o berço do seu bebê.


Passo 1/12: Com papel plastificado e um bastidor é possível fazer um móbile lindo para o berço do bebê que vai enfeitar o quarto e ainda estimular a criança. A designer Priscila Cañedo ensina como é simples fazer um.


Passo 2/12: Confira os materiais necessários para fazer o móbile de berço: papel color plus plastificado (tipo de papel especial) nas cores desejadas; cola branca; retalhos de tecido; bastidor (espécie de caixilho de madeira usado para bordar); fio encerado; agulha; caneta; tesoura e régua.


Passo 3/12: O primeiro passo é desenhar sobre o papel color plus plastificado o coração ou o motivo que se deseja aplicar no móbile, fazendo um molde das peças.


Passo 4/12: Atenção: o molde é muito importante para que os elementos de composição do móbile sejam iguais e tenham o mesmo peso, garantindo o equilíbrio da peça. Depois de marcar a caneta o desenho escolhido no papel color plus, corte as peças necessárias. Neste modelo, foram usados 24 corações, distribuídos em seis fios.


Passo 5/12: Corte o fio encerado com 14 centímetros. Considere de três a quatro pedaços de fio para compor o móbile, de acordo com o número de peças que se pretende pendurar. Delicadamente com a agulha, faça um orifício em um dos cantos da parte superior do coração, passando o fio. Então, dê um nó para fixá-lo, como mostra a foto.


Passo 6/12: Com a agulha, faça um furo no bico inferior de outro coração. O mesmo fio que já contém um coração deve ser passado pelo orifício da nova peça. Repare que entre um furo e outro, o fio ficou com 4 cm. Alternando a localização dos furos nos corações, você deverá fixar quatro peças em um mesmo fio. A designer Priscila Cañedo enfatiza a importância da precisão das medidas para que o móbile de berço fique equilibrado.


Passo 7/12: Repita a operação anterior para obter as carreiras que serão penduradas no bastidor para formar o móbile. Repare que todas elas ficaram com o mesmo comprimento, em função do tamanho do fio entre um coração e outro.


Passo 8/12: Para essa etapa de confecção do móbile, corte os retalhos de tecido em pequenas tiras. Passe cola branca em todo o bastidor. Use os retalhos para revestir a peça de madeira.


Passo 9/12: Separe três pedaços de fio: dois com 30 cm cada e um com 50 cm. Cada pedaço de fio tem de ser amarrado em um ponto do bastidor, como mostra a foto. Junte as extremidades soltas e amarre.


Passo 10/12: Corte a rebarba que sobrou dos fios menores e faça um nó na ponta maior que restou, formando uma espécie de anel. Encaixe um clipe de papel aberto nele e pendure a peça em um varal para acertar os últimos acabamentos do móbile.


Passo 11/12: Pendure as carreiras de corações no bastidor revestido de tecido, fixando-as com um nó. Aqui novamente a precisão é fundamental para o móbile ficar equilibrado. Entre o bastidor e o primeiro coração, a designer Priscila Cañedo deixou um espaço de 6 cm.


Passo 12/12: Repita a operação com todas as fileiras de corações, ajeitando-as no bastidor para que fiquem equilibradas e iguais para compor o móbile e pronto, já pode ser pendurado na base para mosquiteiro do berço do bebê.


Fonte: Uol Mulher – Fotografia: Leandro Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário