Os impactos causados pelo mofo dentro de casa são perceptíveis a olho nu; paredes manchadas, roupas com mau cheiro e armários esbranquiçados fazem parte do verdadeiro cenário de terror que costuma se instalar nos lares durante o inverno.
Existem algumas precauções que podemos tomar para a controlar a situação e em alguns casos até evitar. Veja algumas dicas:
- Procure não deixar móveis, como sua cama casal, guarda roupa, cômoda e criado mudo encostados nas paredes. Deixe pelo menos uns 5 cm entre eles, para que o ar circule no ambiente.
- Mantenha portas e janelas abertas durante alguns minutos diariamente, mesmo quando o sol já tiver ido embora. Isso possibilita a circulação de ar no ambiente, mantendo a casa arejada.
- Deixe os vidros das janelas apenas parcialmente fechados quando for sair de casa de manhã, a fim de que o sol possa aquecer o ambiente.
- Não guarde roupas envoltas em plástico nos armários. Roupa guardada por muito tempo deve ser lavada, mesmo que esteja sem uso.
Como solucionar o problema já instalado?
- Limpe as paredes afetadas pelo mofo com detergente e uma solução de: um copo de água sanitária para dez copos de água. Prepare também uma solução de: uma colher de vinagre para dois copos de água e borrife nas paredes para tirar o cheiro.
- Os guarda roupas podem ser limpos da mesma forma que as paredes, lembrando que todas as roupas devem ser retiradas e se possíveis lavadas para retirar o mau cheiro. Se algumas peças emboloraram, você poderá tirar as manchas as deixando de molho na água sanitária; no caso das roupas coloridas é só umedecer com o sumo do limão para resolver o problema.
- Anti-mofos encontrados em supermercados ajudam muito com a umidade nos armários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário